quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Alcides Moreno - um homem que caiu do 47º andar e sobreviveu

Alcides Moreno - um homem que caiu do 47º andar e sobreviveu 

Alcides e Edgar Moreno caíram do telhado deste arranha-céu. Imagem: Google
A tragédia ocorreu quase imediatamente. Quando subiram no berço de cinco metros do prédio, os cabos nos quais estava preso, de acordo com um relatório do Departamento do Trabalho dos EUA, “escorregaram do ponto de montagem do telhado”.
“O primeiro cabo a cair no lado esquerdo. Meu irmão ficou lá. Meu irmão caiu e voou para o fundo ”, diz Alcides Moreno.
Edgar voou 144 metros e caiu em um beco estreito. No momento em que ele voou para o chão, a taxa de queda atingiu cerca de 190 quilômetros por hora.
Logo depois, o cabo saiu de Alcides, e ele também voou.
Alcides Moreno não se lembra de sua queda.
Logo, bombeiros e enfermeiros chegaram ao local. Uma cena aterrorizante apareceu diante deles. Edgar Moreno caiu em uma cerca de madeira, que o cortou ao meio, e já era impossível ajudá-lo.
Alcides foi encontrado entre as peças de metal deformadas do berço. Ele estava em uma posição curvada e segurava firme o painel de controle do berço. Ao mesmo tempo, ele estava respirando e, de acordo com testemunhas oculares, até tentou se levantar, mas não conseguiu.
Os bombeiros dizem que são extremamente cuidadosos, "como um ovo frágil", o levaram à ambulância, porque sabiam que qualquer movimento repentino poderia levar à sua morte.
Seus cintos de instalação de alta altitude, cabos de segurança, sabão e um balde de água quente foram encontrados no telhado.
Alcides Moreno (centro) se encontrou com bombeiros que o salvaram em 2007. Imagem: Corpo de Bombeiros de Nova York
Alcides Moreno foi levado às pressas para o hospital mais próximo, onde foi levado para um coma. Ele teve lesões no cérebro, coluna, tórax e abdômen, além de costelas quebradas, braço e ambas as pernas.
Ele sobreviveu a muitas operações, recebeu 12 litros de sangue.
"Se você quer ouvir falar de um milagre médico, é isso", disse Herbert Pardes, chefe do Hospital Presbiteriano de Nova York, em entrevista coletiva.
"A porcentagem de sobreviventes entre os que caíram do quarto andar não é grande", disse Glenn Asaeda, do Corpo de Bombeiros de Nova York. "A mão do Todo-Poderoso interveio aqui."
Alcides Moreno emergiu de um coma quase três semanas depois, no dia de Natal. Perto da cama do hospital estava sua esposa Rosario.
"Minha cabeça estava cheia de nevoeiro", diz ele.
Ele não se lembra de como caiu. Ele sabia o que aconteceu com seu irmão?
"Percebi que ele provavelmente morreu porque olhei em volta e vi que apenas minha esposa e eu estávamos no quarto", diz ele.
Alcides Moreno, sua esposa Rosario e um de seus filhos
Uma investigação sobre o incidente constatou que a plataforma do telhado não era mantida em boas condições e que os cabos do berço não estavam conectados corretamente ao telhado.
Os investigadores também descobriram que, embora Alcides Moreno subisse no berço sem usar cinto de segurança, isso não significa que ele não pretendia usá-lo. Eles decidiram que, como ele deixara água e sabão no telhado, estava prestes a voltar para lá e apertar o cinto.
Ainda não está claro como ele conseguiu sobreviver. Porque ele se agarrava firmemente ao berço que caía, e ela levou o peso dele? Talvez por algum tempo o berço tenha planejado de alguma forma no ar? Talvez ele tenha sido atingido na parede de um arranha-céu, e isso, por sua vez, diminuiu a taxa de queda?
Os dois irmãos vieram do Equador para os Estados Unidos nos anos 90 em busca de trabalho.
Irmãos Edgar (à esquerda) e Alcides Moreno
"Foi muito difícil para mim perdê-lo", diz Alcides Moreno sobre seu irmão.
“Edgar morava comigo em Nova Jersey, tínhamos muito em comum. Ele trabalhou comigo e morreu enquanto trabalhava comigo.
“Fiquei deprimido por cerca de três anos. Foi preciso tanto tempo para eu aceitar o fato de sua morte. Como se eu tivesse perdido um filho, ele era mais novo que eu.
Alcides Moreno recebeu uma enorme compensação e se mudou com sua família para o Arizona. Segundo ele, o clima quente é bom para os ossos.
"Meu corpo está coberto de cicatrizes e, por causa de uma lesão nas costas, não posso correr, apenas andar", diz ele. "Eu não sou o mesmo que era antes." Mas agradeço ao Senhor por poder andar. É simplesmente incrível. ”
Moreno agora tem 46 anos. Ele diz que com prazer ele lavaria novamente as janelas dos arranha-céus, porque apesar de tudo, ele não tem medo de altura. Mas ele não pode retornar a este trabalho por razões de saúde.
Alcides Moreno, apesar de cair do telhado de um arranha-céu, não tem medo de altura
"Quando pergunto algo, muitas vezes não termino a frase", diz ele. - Há coisas que faço mal. Essas são as consequências de um acidente. ”
O que aconteceu em 7 de dezembro de 2007 mudou outros aspectos de sua vida.
"Eu pensava apenas em mim", diz Moreno. - Trouxe dinheiro para minha família e achei que era o suficiente. Então eu percebi o quão importante minha esposa e meus filhos são para mim. ”
No ano passado, ele teve um quarto filho. E ele apenas brilha de felicidade quando se trata de seu filho de oito meses.
“Eu fico me perguntando: por que eu sobrevivi? Tenho um bebê novo, provavelmente sobrevivi para criá-lo e contar o que aconteceu comigo ”, diz Alcides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Um dos Melhores Aplicativos Para Ganhar Dinheiro no Paypal de 2020!

O ClipClaps é um aplicativo totalmente inovador que já vem fazendo sucesso no exterior há alguns anos, mas que só chegou oficialmente na Goo...